O Vale do Canivete foi um passeio que fiz, depois de horas "namorando" o Google Earth e procurando caminhos para se chegar em algumas pequenas cachoeiras que ainda não conhecia na região de Balsa Nova.
Além das 3 cachoeiras e o próprio vale (que é lindo), ainda tem a Estação Ferroviária de Eng. Bley (dentro dos limites municipais da Lapa), que é um atrativo à parte.
Apesar do mapa rústico, o caminho não é difícil. Basta seguir de Curitiba, sentido Balsa Nova (BR 277 sentido Ponta Grossa), de lá, atravessar o Rio Iguaçu e pegar a estrada de chão que segue para a Lapa. Quando passar pelo Assentamento Contestado, pega-se o caminho para a direita (a esquerda, pelo fluxo normal, segue para a Lapa). Em poucos minutos você já estará chegando na estação Eng. Bley. Dali, só seguir pelos trilhos, passando novamente o Iguaçu, uns 2,5 a 3 km. Não tem como errar, a vista do vale lhe avisa que chegou.
Como já disse, só o vale já vale (com o perdão da redundância, rssss..), mas ainda tem 3 cachoeiras para deixar o passeio mais completo. Duas delas são menores e se avistam logo da chegada. A outra fica no próprio Rio Canivete (o principal, que forma o vale), porém dentro do capão de mato de onde ele sai. Para se chegar até ela, só enfiando o pé na água e subindo o rio.
Saindo de Curitiba pelas 8:30h da manhã, dá pra almoçar lá no vale, com folga. Apesar da pouca distância a pé (uns 2,5 a 3 km), deve-se lembrar que o caminho é sobre os trilhos, o que deixa a caminhada um pouco mais cansativa. Mas nada que assuste também.
É isso aí... pé na estrada!
Fotos do passeio: